Por: João Victor Frank LemosProvavelmente você já parou para ler as informações presentes nos rótulos dos produtos, não é mesmo? Muitas pessoas acabam não dando muita importância a elas, porém, são dados extremamente relevantes e que merecem certa atenção. Dentre os vários elementos de um rótulo, está a tabela nutricional, indispensável para a maioria dos produtos. O que é a tabela nutricional? A tabela de informação nutricional contém as principais informações e características do produto em questão. Apresentando todos os ingredientes presentes, incluindo a quantidade (teor), esse tipo de tabela garante total transparência ao consumidor, que tem o direito de saber exatamente o que está comprando. Desde o ano de 2001, ela é um item obrigatório para a maioria dos produtos comercializados em supermercados, mercearias ou em qualquer tipo de comércio. Seguindo as diretrizes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), essa lei surgiu com o intuito de proporcionar ao consumidor uma maneira de conhecer a fundo determinado produto, dando a possibilidade de escolha por opções mais saudáveis, melhorando a qualidade de vida. Quais produtos não necessitam de uma tabela nutricional? Como dito anteriormente, nem todos os produtos precisam conter as informações nutricionais. Abaixo estão listados alguns exemplos:
Principais características de uma tabela nutricional No momento de produção de uma tabela nutricional confiável, e dentro dos moldes estabelecidos pela ANVISA, é necessário tomar alguns cuidados, pois há algumas informações indispensáveis para a sua formulação, são elas:
Qual a importância de uma tabela nutricional bem estruturada? Empresas que disponibilizam as informações sobre seus produtos de uma maneira clara e completa tendem a prosperar. Garantir um bom atendimento ao cliente, mesmo sem contato direto, é um diferencial. É importante também se atentar aos problemas que um produto sem tabela de nutrientes pode causar para sua empresa. A ANVISA pode e vai punir aqueles que não seguirem as normas propostas, e isso pode custar caro, pois, além das multas, a empresa vai perder prestígio e confiança por parte da clientela. Concluindo Manter-se nos padrões estabelecidos e disponibilizar ao cliente a melhor versão de seus produtos é o melhor caminho para o sucesso. Uma tabela nutricional bem estruturada, apresentando todas as informações necessárias, nunca causará problemas a uma empresa. Nós, da IQSC Jr., podemos te ajudar e garantir que seus produtos estejam de acordo com as exigências dos órgãos fiscalizadores. Entre em contato conosco! IQSC Jr., criando soluções!
0 Comments
Leave a Reply. |