Por Pedro Barbosa O armazenamento seguro de reagentes é um importante fator de segurança que toda empresa que os manipula deve seguir. O não cumprimento dessas regras pode levar a perda de reagente e/ou acidentes graves, causando grandes prejuízos a empresa.
O primeiro passo para o armazenamento regular é o recebimento dos reagentes. Nesta etapa, é necessário inicialmente a identificação e registro dos produtos. Produtos sólidos e líquidos devem estar com a embalagem rotulada, sem danos e com a ficha de segurança. Já gases comprimidos devem estar com seus cilindros, garrafas e botijões sem danos aparentes, com válvulas devidamente vedadas e com etiquetas devidamente posicionadas. O segundo passo é identificar os produtos, isto é, procurar possíveis símbolos de risco como (F) para facilmente inflamável, (T) para tóxico entre outros. Com a devida identificação, podemos armazenar e manusear de maneira segura os reagentes adquiridos. Outro problema comum é a incompatibilidade de reagentes; isso ocorre quando dois compostos não podem ser armazenados próximos por possuir chance de reagirem violentamente, causando explosões e/ou outros acidentes. A IQSC Jr possui serviços de detecção de incompatibilidade de reagentes, criação de mapa de risco e treinamentos para situações de emergência. Para garantir que a sua empresa não corra risco de graves acidentes, agende já seu diagnóstico conosco.
0 Comentários
Por João Victor Lemos Sabe-se que o laboratório é um ambiente que recebe diversos tipos de situações, experimentos e outros processos em geral. Um bom funcionamento do mesmo é uma característica de extrema importância, pois pode significar aumento de produtividade e, é claro, diminuição (o ideal seria a total extinção) de acidentes de trabalho.
As Boas Práticas de Laboratório, mais conhecidas como BPL, são um conjunto de práticas que precisam ser adotadas e realizadas corretamente, a fim de garantir a perfeita execução de tarefas e a diminuição de imprevistos e acidentes sérios no ambiente do laboratório. Essas práticas são determinadas por órgãos fiscalizadores, como, por exemplo, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que as implanta nos ambientes que necessitam desse tipo de regulamentação. O uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) e de equipamentos de proteção coletivos (EPCs) são alguns exemplos de práticas a serem seguidas pelos laboratórios e clínicas em geral. São ações que podem parecer simples e às vezes dispensáveis, porém acidentes e imprevistos sempre surgem de maneira aleatória, então é muito importante que essas normas sejam seguidas o tempo todo. A IQSC Jr. fornece serviços de consultoria que se encaixam no quesito da verificação de normas e práticas que devem ser seguidas. Com nossos serviços, seu pequeno negócio ou sua empresa podem averiguar todos os parâmetros relacionados às medidas básicas de organização e segurança do ambiente de trabalho, evitando problemas futuros. Agende um diagnóstico conosco. |