IQSC Jr
  • Início
  • Sobre nós
  • Serviços
  • Contato
  • Blog
  • Conteúdo Exclusivo
  • Conteúdo Exclusivo

Blog

Histórico

Março 2022
Fevereiro 2022
Janeiro 2022
Dezembro 2021
Novembro 2021
Outubro 2021
Agosto 2021
Junho 2021
Março 2021
Janeiro 2021
Novembro 2020
Outubro 2020
Setembro 2020
Agosto 2020
Julho 2020
Junho 2020
Maio 2020
Abril 2020
Março 2020
Fevereiro 2020
Janeiro 2020
Dezembro 2019
Novembro 2019
Outubro 2019
Setembro 2019
Agosto 2019
Julho 2019

Categorias

Todos
Gestão De Qualidade
Química Ambiental
Química De Alimentos
Segurança Química

Click here to edit.
Click here to edit.
Click here to edit.
Click here to edit.

Ansiedade no confinamento

20/4/2020

1 Comentário

 
Por Amanda Dantas
​A ansiedade é uma reação natural do organismo humano ao estresse, comum em situações de ameaça. Até um certo ponto ela é saudável para o indivíduo, pois o impulsiona a realizar projetos e planejar o futuro, porém o excesso desse sentimento interfere no dia a dia das pessoas. Quando isso acontece, o indivíduo é tomado por sentimentos desmedidos de tensão e preocupação, além de pensamentos ruins e acelerados. 
​É muito natural ocorrer momentos de pânico generalizado na população durante uma pandemia, que é o que acontece atualmente com a COVID-19, ainda mais por ser uma doença nova e pouco conhecida. Este cenário é muito propício para abalar a saúde mental das pessoas, causando estresse e ansiedade, principalmente em quem já possui predisposição para tal. 
​Um levantamento estatístico conduzido pela startup de tecnologia Behup no começo de abril, apontou que 60,3% dos participantes se julgam mais ansiosos durante o período de quarentena. Isto porque, junto à pandemia, vieram as medidas preventivas com o objetivo de tentar conter a doença, o que inclui o isolamento social. 
​Com tudo isso, muitos se veem no tédio dentro de suas casas e sem nenhuma perspectiva de um próximo contato social. A sensação de não estar sendo útil ou produtivo somado a só ouvir sobre um mesmo assunto em todos os lugares só agrava a situação. É comum sentir-se nervoso, agitado e perceber-se em estado de alerta sem conseguir pensar em mais nada, atrapalhando eventualmente o sono e a habilidade de focar em algo. Toda essa preocupação causa uma sensação de impotência e impossibilita muitos de se concentrarem em suas atividades, levando-os a um ciclo vicioso de ansiedade que gera mais ansiedade.
​A fim de lidar melhor com o isolamento, psicólogos recomendam manter contato com familiares e amigos virtualmente, praticar meditação ou yoga e exercitar-se, sempre buscando uma boa saúde física. Já para momentos de crises ansiosas, respiração profunda diafragmática é uma boa opção. Além disso, há várias plataformas online tanto para ocupar a mente durante o dia quanto para interagir com pessoas que estão longe; alguns exemplos são Gartic, Netflix Party, TikTok etc.
1 Comentário

A CIÊNCIA CONTRA O CORONAVÍRUS

4/4/2020

0 Comentários

 

Por João Victor Lemos

A pandemia do coronavírus tem assustado a população mundial, gerando diversas mobilizações ao redor do globo, a fim de contê-la o mais rápido possível. Forças de todos os cantos do planeta estão se juntando e contribuindo para o estudo de possíveis curas e tratamentos para a COVID-19, doença causada pelo vírus.
Alguns países estão se destacando na corrida rumo à cura. China, Espanha e EUA, que estão entre os mais afetados pelo coronavírus, iniciaram alguns ensaios em laboratórios, a fim de criar um medicamento ou vacina capazes de destruir o vírus. Estão sendo utilizados compostos que foram empregados em remédios e tratamentos contra a malária e o ebola, outras doenças que fizeram muitas vítimas ao redor do planeta.
Além disso, alguns cientistas estão criando um mapa 3D do micro-organismo que provoca a infecção das células humanas. Com esse trabalho, talvez seja possível tirar conclusões mais precisas acerca da atuação desse micro-organismo e, assim, criar imunizações que impeçam a contaminação.
Outra aposta de pesquisadores está baseada nos anticorpos de pessoas que tiveram e se curaram da COVID-19. O projeto conta com voluntários de diversos países: Bélgica, França, Reino Unido, Holanda, entre outros. Os protagonistas estão utilizando a composição de um medicamento utilizado para tratamento de HIV, e a meta é bloquear a reprodução do tão contagioso vírus.

O presente momento vem fazendo com que diversas potências mundiais se unam para usar todos os recursos possíveis, sejam eles materiais ou intelectuais, a fim de exterminar essa doença que tanto nos preocupa. A ciência, mais do que nunca, vai se mostrando indispensável.



Referências:

- https://brasil.elpais.com/ciencia/2020-03-20/corrida-mundial-para-testar-dois-medicamentos-contra-o-coronavirus.html
- https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/ciencia-e-saude/2020/02/20/interna_ciencia_saude,829200/cientistas-fazem-avanco-rumo-a-vacina-contra-o-coronavirus.shtml
- https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/ciencia-e-saude/2020/03/29/interna_ciencia_saude,840968/conheca-algumas-apostas-da-ciencia-para-frear-o-avanco-do-coronavirus.shtml

0 Comentários

    Feed RSS

Powered by Crie o seu próprio site exclusivo com modelos personalizáveis.
  • Início
  • Sobre nós
  • Serviços
  • Contato
  • Blog
  • Conteúdo Exclusivo
  • Conteúdo Exclusivo