Por Gabriela Morais A ISO (International Organization for Standardization) estabelece normas que
auxiliam e garantem o sucesso das empresas que as implementam. Em cenário de crise se tornam ainda mais essenciais, pois atuam na organização empresarial e otimização dos processos produtivos, reduzindo desperdícios e custos, aumentando a confiabilidade dos produtos e criando um diferencial competitivo. A ISO 9001, por exemplo, é uma das mais importantes normas voltadas para gestão de qualidade e traz resultados excelentes nos quesitos citados acima, além de tornar os produtos como referência em qualidade. Em laboratórios, a ISO 17025 atua na garantia de qualidade de análises e produtos, assim como a ISO 9001 em indústrias. Em outras palavras, o grande diferencial que a empresa se torna do ponto de vista do cliente é a confiabilidade dos produtos e prazos, além da boa relação cliente-empresa, fazendo com que seu negócio seja visto como referência de profissionalismo e serviços de qualidade, consolidando o nome da sua empresa e ainda reduzindo custos e evitando prejuízos. Logo, a implementação das ISO`s, em especial da ISO 9001, potencializa os negócios e agrega valor aos produtos da empresa principalmente em tempos de crise, pois a partir disto, é realizado um planejamento estratégico da organização, resultando no sucesso da empresa.
0 Comments
Por Maria Eduarda Astolfo A ocorrência de acidentes relacionados ao transporte de reagentes químicos é muito comum, tem-se como exemplos o vazamento de gases, explosões, contaminação por produtos radioativos, entre outros.
O transporte de um produto químico ou reagentes químicos perigosos, requer a adequação do veículo e o porte da carteirinha do curso MOPP (Movimentação Operacional de Produtos Perigosos) por parte do motorista. Além da transportadora possuir as licenças para o Transporte de Produtos Controlados. Algumas instituições são responsáveis pela fiscalização do transporte seguro desses produtos, como por exemplo: a Polícia Civil, a Polícia Federal e o Exército, que somadas fiscalizam mais de 1000 produtos químicos. A periculosidade de um produto químico, em relação ao seu transporte, está associada ao seu enquadramento em uma das 9 classes de produtos perigosos estabelecidas na Portaria nº400: Classe 1 – Explosivos. Classe 2 – Gases. Classe 3 – Líquidos inflamáveis. Classe 4 – Sólidos inflamáveis; substâncias sujeitas a combustão espontânea; substâncias que, em contato com a água, emitem gases inflamáveis. Classe 5 – Substâncias oxidantes; peróxidos orgânicos. Classe 6 – Substâncias tóxicas (venenosas); substâncias infectantes. Classe 7 – Materiais radioativos. Classe 8 – Materiais corrosivos. Classe 9 – Substâncias perigosas diversas. O deslocamento desses produtos requer extremo cuidado e necessita de equipamentos de proteção individual (EPIs) para o motorista, veículos que possuam sinalização adequada ao tipo de produto transportado, climatização para reagentes sensíveis à temperatura, entre outras características que tornem segura a transferência de produtos químicos de um local para outro. Com isso as empresas se ajustam tanto à norma de controle de qualidade ISO-9001 quanto às BPL (Boas Práticas de Laboratório), as quais dão credibilidade à companhia. Para mais informações e instruções sobre segurança no transporte de reagentes, entre em contato com a nossa empresa, já que a IQSC Jr. oferece serviços de consultoria para empresas se adequarem às normas de segurança relacionadas ao deslocamento de produtos químicos. Agende um diagnóstico conosco! Por Lucas PavanelliAssim como todos os setores da sociedade, a indústria química passa por grandes dificuldades. Os impactos da pandemia dificultaram muito a manutenção e funcionamento desse setor. Porém, apesar do cenário parecer desanimador, ainda existe espaço para a inovação e reinvenção.
|