IQSC Jr
  • Início
  • Sobre nós
  • Serviços
  • Blog
  • Contato
  • Conteúdo Exclusivo

Blog

Histórico

Janeiro 2021
Novembro 2020
Outubro 2020
Setembro 2020
Agosto 2020
Julho 2020
Junho 2020
Maio 2020
Abril 2020
Março 2020
Fevereiro 2020
Janeiro 2020
Dezembro 2019
Novembro 2019
Outubro 2019
Setembro 2019
Agosto 2019
Julho 2019

prática e manejo sustentável do solo

30/11/2019

0 Comentários

 
Por Eli Silva Polli 
​O uso sustentável do solo é de extrema importância para evitar sua degradação devido ao uso inadequado. A produção de alimentos depende fortemente de solos em condições de realizar suas funções, permitindo a utilização de uma mesma área por mais tempo.   

Adotar práticas sustentáveis é uma das ações que colaboram com a Agenda 2030 da ONU e o conjunto de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Esse conjunto de ODS visa mobilizar a população a ter uma postura transformadora frente aos efeitos adversos da mudança climática e a pobreza extrema em algumas regiões do planeta.

O ODS 15 por exemplo, refere-se a vida terrestre, ou seja, a importância de promovermos o uso sustentável do ecossistema terrestre. Ao estar em congruência com este ODS, os agricultores além de estarem adotando práticas que colaboram com as estratégias de transformar o futuro do planeta, também promovem uma melhoria em seu processo produtivo. O uso adequado deste recurso natural pode trazer efeitos positivos na qualidade dos alimentos produzidos e o aumento da produção.
​
Buscando embarcar nessa jornada coletiva, a IQSC Júnior possuí serviços de análises de nutrientes em solos para melhoramento agrícola para pequenos e médios produtores rurais. Atuando em conjunto com nossos clientes, iremos fortalecer as pequenas ações que contribuem para um futuro transformador.
 

Fonte

[1]https://www.ofitexto.com.br/comunitexto/manejo-sustentavel-dos-solos/
[2]https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/19205608/uso-adequado-do-solo-favorece-o-desenvolvimento-sustentavel
[3]http://www.agenda2030.org.br/ods/15/
0 Comentários

POR QUE FAZER ANÁLISE MICROBIOLÓGICA EM ALIMENTOS?

18/11/2019

0 Comentários

 
Por Viviane Marino

A ingestão de alimentos (ou até água) contaminados pelos microrganismos, chamados agentes patogênicos, é a responsável por doenças transmitidas por alimentos (DTA). Esta é uma das principais causadoras de saúde pública no Brasil. Segundo o Ministério da Saúde: “Há previsões de que o problema aumente no século 21, especialmente com as várias mudanças globais, incluindo crescimento da população, pobreza, exportação de alimentos e rações animais, que influenciam a segurança alimentar internacional”

Portanto, é de extrema importância manter a o controle de qualidade sobre os alimentos e isso é possível através das análises microbiológicas. Através delas podemos obter dados relacionados a contaminantes, qual o microrganismo envolvido e a quantidade. 

Desta forma, é possível trabalhar em cima de recursos para a eliminação e/ou controle dos mesmos e assim verificar se as amostras podem ser consumidas sem trazer riscos à saúde. 


As análises microbiológicas atendem a legislações específicas, como a RDC n°12, de 02 de janeiro de 2002.

Para saber mais, entre em contato  conosco e agende um diagnóstico! 


Fonte:
[1] https://www.venturoanalises.com.br/analise-microbiologica
[2] https://www.hidrolabor.com.br/analise-microbiologica-alimentos
[3] http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/doencas-transmitidas-por-alimentos
0 Comentários

pequenos produtores e universitários contra a fome

1/11/2019

0 Comentários

 
Por Pedro Lombardi de Carvalho
Como já foi dito em textos anteriores, as ODS’s são de extrema importância para o mundo, uma vez que solucionam diversos problemas. Nesse texto, será apresentada a ODS 2, que tem por objetivo, acabar com a fome e desenvolver uma agricultura sustentável.
A fome é uma realidade muito presente em nossa sociedade, onde muitas pessoas ainda não têm acesso a alimentos de boa qualidade ou, em alguns casos, morrem por inanição. Por conta disso, uma grande aposta para a solução desse problema está na agricultura, especialmente a familiar, que ainda é uma das grandes provedoras de alimentos para a sociedade. Tendo isso em mente, a ONU criou a ODS 2 visando acabar com a fome no mundo e permitindo que todos tenham acesso a alimentos de qualidade até 2030. Para que isso ocorra, ela propõe que seja promovida a agricultura sustentável, haja apoio à agricultura familiar, o acesso a terras seja equitativo e promova-se a tecnologia de mercado.
Imagem
Para que esse objetivo se torne realidade, as empresas juniores se juntaram à causa ajudando estabelecimentos a atingirem a meta dessas ODS’s. Empresas juniores da área química têm seus serviços voltados para o desenvolvimento agrícola, principalmente de pequenos produtores, e também buscam aprimorar a qualidade dos alimentos, realizando tanto análises químicas como garantindo a obediência às normas da vigilância sanitária.
Por fim, pode-se concluir que existem muitas possibilidades para se solucionar a fome, dependendo apenas de que pequenos agricultores e estabelecimentos da área de alimentos reconheçam a importância do seu papel nesse objetivo de sanar a fome até 2030, além de terem a ciência de que existem jovens empreendedores engajados em auxiliá-los a vencerem esse desafio.
0 Comentários

    Feed RSS

Powered by Crie o seu próprio site exclusivo com modelos personalizáveis.
  • Início
  • Sobre nós
  • Serviços
  • Blog
  • Contato
  • Conteúdo Exclusivo