Por Juliana Mascarenhas As siglas B2C e B2B são usadas para definir modelos de negócios. Dessa forma, é possível definir o plano de ação, marketing e prospecções diante do mercado e seu público alvo. A sigla é composta pelas iniciais de Business e o público-alvo. Afinal, o que é a sigla B2B e B2C?
Na prática, qual a diferença? O modelo de negócio B2B é direcionado para qualquer compra e venda de produtos e/ou serviços realizados diretamente entre empresas. É possível observar esse modelo nos contratos de designer, marketing e outros serviços, como também na venda de produtos que a empresa vendedora não é a fabricante. Dessa forma, o modelo B2B está diretamente ligado ao comércio atacadista. O modelo de negócio B2C é conhecido por ter o público alvo como consumidor final. É possível usufruir desse modelo ao comprar em supermercados, lojas ou até quando contrata um serviço para sua casa. De forma geral, pode-se dizer que o B2C está relacionado entre o consumidor final e o comércio varejista. Por que conhecer a diferença entre B2B e B2C pode ser útil para mim? Partindo do princípio de que a principal diferença está no foco do público-alvo de cada modelo. Em relação ao volume de compra, o atacado tem uma vantagem quando comparado ao varejo.
Como as redes empresariais tendem a ser mais constantes do que as pessoas, o negócio B2B costuma ser mais estável. Os valores envolvidos no modelo B2B são maiores do que os negociados com pessoas físicas. No entanto, o processo de venda para os consumidores finais (B2C) é muito mais simples, como os investimentos feitos para trabalhar e o mercado e as oportunidades também costumam ser muito mais amplas.
0 Comments
Leave a Reply. |